50-a Brazila Kongreso de Esperanto

Entre os dias 23 e 27 de janeiro de 2015, acontecerá no Rio de Janeiro o Congresso Brasileiro de Esperanto. O tema das atividades será "Congresso do Jubileu de Ouro – Nós conseguimos?" . A organização está sob a responsabilidade da AERJ, com o apoio da Liga Brasileira de Esperanto.  


Leia mais ...

Promoção Livros da Fonto

  Promoção dos livros da editora Fonto, na compra de 1 livro da editora Fonto ganhe 20%, 2 livros ganhe 30%, a partir de 3 livros 40% de desconto. Visite nossa loja !!! Pagamentos com cartão de crédito ou boleto bancário.


Leia mais ...

Exame de Proficiência em Esperanto

No último dia 09 de junho ocorreu a primeira sessão mundial de exames de proficiência em esperanto segundo o Quadro Europeu de Referências para Línguas. 29 cidades em 17 países foram autorizadas a participar dessa sessão. Mais de cinquenta pessoas trabalharam na organização desse evento mundial, que atendeu a 360 candidatos. Curitiba foi a única cidade brasileira a participar do exame mundial, com um total de 18 candidatos: nove para o nível B1, seis para B2 e três para C1. Um dos candidatos veio da capital gaúcha, quatro vieram de Francisco Beltrão (PR) e os demais são residentes na...


Leia mais ...

Esperanto.com.br

CONHEÇA: O que é o Esperanto?  Conheça a Língua, o Ideal, o Movimento. Entenda porque o Esperanto é tão fácil de aprender. APRENDA: Descubra como aprender o Esperanto. Cursos on-line. Material didático. Instrutores especializados. Obtenha ajuda da comunidade. Pratique diariamente. DIVULGUE: Material e diretrizes para palestrantes e ativistas esperantistas. Campanhas regionais ou nacionais. Banco de ideias e muito mais.


Leia mais ...
0123

ESPERANTO

Conheça, Aprenda, Divulgue

Página com informações, cursos  e materiais em português. Acesse: www.esperanto.com.br

BEL@Butiko

Loja da Liga Brasileira de Esperanto. Compre através de cartão de crédito ou boleto bancário e receba em casa. CLIQUE AQUI

BEJO

Brazila Esperantista Junulara Organizo é o departamento da Liga Brasileira de Esperanto destinado para jovens com direção autônoma em relação à Liga. Conheça: bejo.esperanto.org.br

A Liga Brasileira de Esperanto contrata Assistente Administrativo Financeiro

A Liga Brasileira de Esperanto contrata Assistente Administrativo Financeiro com conhecimento básico do Esperanto. Confiram no Correio Braziliense de Brasília de hoje (12/01/2014) !

Requisitos:

  • Ensino Médio Completo;
  • Experiência em rotinas do setor financeiro e administrativo;
  • Domínio de informática (Windows, Pacote office e internet);
  • Conhecimento básico do Esperanto e disponibilidade para viajar.

A preferência será dada para brasileiros residentes em Brasília, o conhecimento básico do Esperanto será pré-requisito.

Interessados devem encaminhar currículo, com pretensão salarial, para o e-mail: prezidanto @ esperanto.org.br

Brazila Esperanto-Ligo dungas financan administran asistanton kun baza scio de Esperanto. Kontrolu la ĵurnalon "Correio Braziliense" el Braziljo!

Aprovação do Projeto de Lei que inclui a língua Esperanto como opção na LDB

Por que isto é importante

A Língua Internacional Esperanto é vista pela UNESCO como uma ferramenta viável de comunicação internacional democrática entre as nações e como instrumento de proteção à diversidade linguística, além de ser uma poderosa ferramenta pedagógica para o aprendizado de línguas. A UNESCO já publicou duas Resoluções Oficiais em favor do Esperanto e o Brasil foi signatário de ambas.

A China já implantou a língua internacional neutra como matéria opcional em suas escolas e oferece cursos até de pós-graduação sobre ela em suas universidades; na Hungria o Esperanto é língua opcional para os exames de ingresso nas faculdades desde o ano 2000; a União Europeia inscreveu o Esperanto no rol das línguas europeias... Agora o Brasil faz seu primeiro gesto pelo Esperanto.

O Senador Cristovam Buarque, ex-ministro da Educação e ex-reitor da Universidade de Brasília, apresentou em 2008 um Projeto de Lei (já aprovado no Senado e em tramitação na Câmara dos Deputados) que aperfeiçoa a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, modificando um artigo que permite o ensino da Língua Internacional Esperanto, como matéria optativa no Ensino Médio.

Hoje, a Lei diz que, além de uma língua estrangeira obrigatória, deve ser ensinada uma segunda língua opcional, que pode ser qualquer língua estrangeira do planeta. Mas o Esperanto não é estrangeiro, porque não é língua de um país, e sim propriedade de toda a humanidade. O texto atual da LDB discrimina inadvertidamente o Esperanto, e esse projeto corrige essa distorção.

Aprovar esse Projeto de Lei é quase nada, do ponto de vista prático, porque não cria obrigatoriedade do ensino do Esperanto. Mas é um gesto de respeito aos compromissos assumidos perante a UNESCO e pode propiciar grande benefício cultural a nossos jovens.

Assim como um dia John Lennon pediu “dê uma chance à paz”, nós pedimos aos senhores Deputados Federais, especialmente àqueles que são membros da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados: deem uma chance à língua da inclusão - a Língua Internacional Esperanto.

BEL envia ofício a deputados da CE

Preparado com redação conjunta BEL + BEJO, a diretoria da BEL enviou no mês de agosto ofício aos deputados membros da Comissão de Educação (CE) da Câmara dos Deputados. O ofício relata sobre a presença e as manifestações pró-Esperanto de líderes da Islândia por ocasião do 98º Congresso Mundial, que aconteceu recentemente em Reiquiavique, visando a favorecer a tramitação do PL 6162/2009 da Câmara, que altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), para dispor sobre inclusão facultativa do ensino do Esperanto no ensino médio, de autoria do Senador Cristovam Buarque, e que atualmente aguarda parecer na CE.

Para ler o ofício, clique "aqui".

BEL/BEJO

Leia mais...

Pagina 1 de 38

Em defesa das línguas minoritárias.

Congressos Internacionais anualmente.

A língua do presente e do futuro.

Um projeto de sucesso.