Salvador, inicialmente chamada São Salvador da Bahia de Todos os Santos, é uma cidade brasileira, a capital do estado da Bahia e a primeira capital do Brasil.
Horários seguem o horário de Brasília (UTC-3)
O idioma oficial é o português brasileiro
A moeda é o real brasileiro (BRL)
Fundada por Tomé de Sousa em 29 de março de 1549, a cidade está entre as mais antigas das Américas, e também entre as primeiras cidades planejadas no mundo (foi planejada durante o Renascimento). A influência afro-africana em vários aspectos culturais, que é encontrada por toda a cidade, fez dela um centro cultural afro-brasileiro. Salvador também é notável pelo fato de que sua gastronomia, música e arquitetura são bem conceituadas em todo o mundo.
Algumas características geográficas foram importantes para a criação dessa maravilhosa cidade. Ela está situada na costa do nordeste brasileiro, mais precisamente no Recôncavo Baiano. A construção inicial da cidade foi realizada de acordo com sua topografia íngreme e de dois níveis, então havia tanto Partes Altas quanto Partes Baixas da cidade. Após muito tempo, foram projetadas avenidas para resolver esse problema. Sua área abrange 693.442 quilômetros quadrados e sua costa é formada pelo Oceano Atlântico e pela Baía de Todos os Santos.
O clima em Salvador é predominantemente quente, úmido e tropical. É caracterizado por altas temperaturas durante a maior parte do ano, inclusive nos meses de inverno, e alta umidade relativa.
Tendo a maior, mais popular e festiva festa de rua do mundo (segundo o mundialmente famoso "The Guinness Book" – o Livro Guinness dos Recordes), a cidade recebeu da UNESCO o título de "Cidade da Música", que adicionou um reconhecimento internacional à música de Salvador.
Salvador é um centro de cultura afro-brasileira. A maioria da população é composta por negros ou pardos. A cidade tem uma estimativa de 2.418.005 habitantes, segundo o último censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).